Lotema integra Associação das Loterias Estaduais do Brasil (ALEB)
Ao lado das loterias do Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a Loteria Estadual do Maranhão (Lotema) integra a Associação das Loterias Estaduais do Brasil (ALEB), formalizada na última semana e criada com o objetivo de fortalecer o setor nacionalmente.
Entre os objetivos principais da ALEB estão: representar institucionalmente os interesses dos associados; promover estudos, pesquisas e capacitações voltados ao aperfeiçoamento e desenvolvimento do setor lotérico; fomentar o intercâmbio de experiências, informações, dados e boas práticas entre os membros; fortalecer a política de jogo responsável; além de gerar iniciativas de comunicação institucional, contribuindo para a imagem pública e transparência das loterias estaduais.
Para o presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), sociedade de economia mista responsável por gerenciar e fiscalizar a Lotema, Cassiano Pereira Junior, a associação vai unir os esforços dos estados em prol da garantia de um ambiente lotérico seguro.
“Essa é mais uma importante iniciativa objetivando o fortalecimento do setor lotérico no Brasil. Como associados, vamos unir nossos esforços, conhecimentos adquiridos, capacidade tecnológica e força operacional para oferecer um ambiente lotérico seguro, transparente e com credibilidade. A ALEB não é apenas uma associação, é a concretização de uma visão inovadora e responsável para as loterias estaduais e todo o mercado de jogos no país, sempre em consonância com a lei”, afirmou.
O Estatuto prevê a adoção de um programa de integridade institucional, código de ética e políticas anticorrupção.
Os membros da ALEB terão alguns deveres que devem ser cumpridos, caso contrário estarão sujeitos à advertência, suspensão ou exclusão, conforme regulamento. Dentre as regras a serem obedecidas estão: cumprir o estatuto e o regimento interno; participar das assembleias e atos convocados; zelar pelo nome e patrimônio; cumprir as decisões das instâncias associativas; além de comunicar irregularidades aos órgãos internos.
A ALEB mantém as portas abertas para a entrada de novos estados que possuam os mesmos objetivos, mas deixa claro que somente serão admitidos como membros os entes de administração pública direta ou indireta de âmbito estadual, inclusive empresas públicas e sociedades de economia mista, instituídas por lei, responsáveis pela exploração, regulação, administração ou fiscalização do serviço público de loterias estaduais, desde que obedeçam ao entendimento constitucional que diz que o estado só pode operar dentro dos seus limites geográficos.